The world's mostpowerful website builder.

Mulheres na gestão: usem a projeção da voz a seu favor

Você pode não conhecer muito de teoria musical, mas certamente consegue identificar alguns cantores só de ouvir um trechinho de sua música.

Você pode não conhecer muito de teoria musical, mas certamente consegue identificar alguns cantores só de ouvir um trechinho de sua música. O tom grave do Seu Jorge, por exemplo, é inconfundível, assim como o tom agudo da Gal Costa. Isso acontece porque cada pessoa tem um tom de voz que a caracteriza de forma única.

Mas, talvez o que você não saiba é que, embora o seu tom seja único, isso não quer dizer que você não possa projetá-lo de diferentes maneiras. Quem estuda técnica vocal aprende isso para alcançar diferentes amplitudes. Dependendo da consciência sobre qual parte do seu corpo você aciona para projetar a sua voz, ela poderá sair mais grave, aveludada ou aguda.

E o que isso tem a ver com a gestão, afinal? É que embora usemos a expressão “ter voz” no sentido figurado para quem quer ser ouvido e considerado, a verdade é que essa expressão pode ser mais literal do que se imagina. Principalmente para mulheres, que costumam ter timbres mais agudos e que estão mais associados ao stress. Acredite: a forma como uma gestora projeta sua voz pode mudar drasticamente como os demais vão reagir à sua fala.

É claro que há questões biológicas, sociológicas e até filosóficas por trás dessa questão da escuta pelo outro. Mas, minha intenção aqui é mostrar como outros campos de conhecimento - como o da música - podem oferecer ferramentas úteis para o exercício da gestão. 

Uma mulher pode escolher projetar sua voz de três principais regiões do corpo: da face; do estômago ou do útero. Cada uma delas produzirá um tom diferente de voz, que soará de maneira distinta. 

Quando ela fala a partir da projeção da face é como se a voz saísse pela testa. O som é mais agudo e comunica stress, irritação ou incerteza. Já a voz projetada a partir do plexo solar, que é a região do estômago, dá a quem ouve a sensação de convicção, de um conhecimento plantado, forte, intuitivo e criativo. Quando a voz é projetada do chakra básico, que é a região do útero, ela soa como a fala de uma pessoa sábia e transmite segurança e serenidade a quem ouve.

Quando falamos, principalmente em momentos de tensão, não temos essa consciência da importância da projeção da voz. Mas, nosso tom diz muito sobre nós e pode trazer impactos positivos ou negativos em quem nos ouve. A partir do momento que você tem essa informação, pode começar a usá-la a seu favor, seja para se posicionar diante de um público difícil, seja para comunicar uma ideia com mais convicção ou para convencer um parceiro.

É claro que o conteúdo que você traz, assim como todo seu expertise e vivência continuam sendo o mais importante na hora de se posicionar. Mas, se um pouco de conhecimento de arte pode abrir portas no mundo empresarial, por que não usá-lo? E então, por qual tom de voz você gostaria de ser lembrada hoje?

 

Autor: Claudia Elisa Soares

5 filmes e séries para inspirar os amantes da comunicação
5 filmes e séries para inspirar os amantes da comunicação

A comunicação corporativa é essencial para o mercado.

Artista catarinense vence a 3ª edição da Galeria Consigaz
Artista catarinense vence a 3ª edição da Galeria Consigaz

Bruno Alvarez desbanca mais de 3 mil artistas inscritos e leva prêmio de R$10 mil

Referência mundial em tecnologia para o campo, Brasil apresenta máquinas e implementos agrícolas ao mercado colombiano
Referência mundial em tecnologia para o campo, Brasil apresenta máquinas e implementos agrícolas ao mercado colombiano

Com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), nove empresas brasileiras estarão como expositoras na Agroexpo, em Bogotá; Se juntam a este grupo outras seis companhias, para participação de uma Rodada Internacional de Negócios inédita no país...

Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :