A chegada do Natal é aguardada por setores de diversos segmentos. No comércio varejista a expectativa é alta, pois o setor deve movimentar R$ 34,3 bilhões com as vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), totalizando alta de 4,3%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo em cenário de pandemia, as vendas virtuais devem superar as presenciais. É o que mostra uma pesquisa sobre perspectivas de consumo, feita pela Rakuten Advertising, que revela que 87% das pessoas querem ir às compras de Natal, sendo que 86% desejam fazê-las pela internet.
Segundo o CEO da Lambda3, Victor Hugo Germano, com o aumento de buscas por produtos via internet, a experiência do usuário será um dos fatores primordiais para o sucesso das vendas no período natalino. “Primeiro, os sites de compras precisam entender como as pessoas utilizam suas páginas. Para aprimorar a experiência de clientes é importante conhecer suas necessidades e estudar formas de satisfazê-las. De modo geral, empresas de diversos nichos têm compreendido, aos poucos, a importância de oferecer produtos, serviços e facilidades do ambiente on-line. E tudo isso será determinante para a comercialização de produtos no Natal”, explica.
Neste sentido, a demanda por profissionais de UX (Experiência do Usuário, na tradução para o português) tem aumentado e se tornado fundamental para as vendas. Trata-se de pessoas que utilizam métricas e tecnologias como testes de usabilidade, A/B, focus group, heatmap, entre outros. Termos desconhecidos por algumas das empresas contratantes e a maioria dos consumidores finais, mas fundamentais para a estratégia do ambiente online.
Para a Designer de Produto da Lambda3, Jaqueline Santos, todas essas tecnologias são utilizadas para que pessoas e times da área de UX entendam melhor o comportamento do usuário e, com esses insumos, consigam desenhar uma experiência de navegação de telas condizentes com a busca de um produto. “Hoje em dia, é comum ver potenciais clientes deixando de usar serviços digitais por não terem uma boa experiência de navegação. Com uma experiência melhor, as pessoas passam mais tempo nas plataformas e ficam mais satisfeitas com as compras. Isso ajuda a reduzir as chances de elas migrarem para outros sites”, afirma.
Além disso, o aumento das possibilidades de fidelização é outro fator vantajoso. “Por conta da pandemia, muitas pessoas fizeram suas primeiras compras digitais neste ano. Há a possibilidade de os consumidores que tiveram boas experiências de compras durante a Black Friday tenham mais confiança para as transações on-line no Natal. Ou seja, se a experiência consumidora é positiva, essa é a chave estratégica para as empresas influenciarem e fidelizarem clientes”, finaliza Germano.
Autor: Lambda3
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