The world's mostpowerful website builder.

Como a robotização deve ganhar protagonismo para os processos empresariais em 2022

Benefícios e impactos para o mercado

Houve um tempo onde a robotização e a IA eram coisas distantes e dignas de ficção científica como no filme “A.I. - Inteligência Artificial”, lançado em 2001. A ciência ainda não evoluiu a ponto de fazer com que os robôs tenham sentimentos como no filme do Steven Spielberg, porém os processos manuais e repetitivos que não agregam valor ao profissional já estão sendo automatizados.

 A nova indústria está atrás de profissionais que busquem elevar o seu nível de atendimento e inovação em novos mercados, com isso, processos manuais e repetitivos estão cada vez mais na pauta da robotização.

O impacto dessa atual realidade nos processos empresariais é gigantesco e irreversível, e vai desde a economia de tempo ao aumento da produtividade. Hoje em dia é possível criar processos robotizados, automatizados, que aperfeiçoam a relação com o cliente, criando uma experiência mais personalizada.

No fim,  a IA era o complemento que a robotização precisava para enriquecer os conteúdos, criando uma experiência rica e exclusiva em qualquer processo.

O aumento considerável da robotização e da Inteligência Artificial nos processos empresariais – também conhecido como hiperautomação – deve estar entre as prioridades das organizações no próximo ano. Essa afirmação vai de encontro à pesquisa "Principais Tendências Estratégicas de Tecnologia para 2022", realizada pela Gartner.)

O estudo aponta que até 2024 os investimentos em hiperautomação atingirão 600 bilhões de dólares. Além disso, a adoção de processos hiperautomatizados impactará no desempenho competitivo das corporações, estabelecendo-se como um diferencial competitivo relevante.

Entre os setores das empresas que mais irão se beneficiar dessa transformação estão: Customer Success, Marketing, TI , CSC e departamentos administrativos que se beneficiam diretamente do setor de Contas a Pagar. Isso acontece porque esta é uma área que possui a responsabilidade de gerenciar o fluxo de pagamentos das despesas, setor este que é repleto de atividades manuais e repetitivas,  e por consequência,  bastante sujeita a falha humana que pode causar uma série de prejuízos que são evitados pela automatização.

O resultado do uso dessa tecnologia, é uma maior competitividade,  uma vez que a  automação de processos proporciona escala e por consequência melhoram a produtividade, gerando desta forma mais eficiência às empresas.

Diante dessa realidade que se apresenta, não seria nenhum exagero concluir que o futuro já chegou. O mundo hoje já é global, descentralizado, e a robotização traz a escala para atingir isso. Não existe futuro sem robotização e IA. E se a empresa não se atentar a estes processos ela pode ficar obsoleta ou pior:  simplesmente deixar de existir com o tempo.

E você, já faz parte deste futuro, ou ainda está esperando ele chegar?

 

Autor: Eduardo Camargo, CMO da Guiando

5 filmes e séries para inspirar os amantes da comunicação
5 filmes e séries para inspirar os amantes da comunicação

A comunicação corporativa é essencial para o mercado.

Artista catarinense vence a 3ª edição da Galeria Consigaz
Artista catarinense vence a 3ª edição da Galeria Consigaz

Bruno Alvarez desbanca mais de 3 mil artistas inscritos e leva prêmio de R$10 mil

Referência mundial em tecnologia para o campo, Brasil apresenta máquinas e implementos agrícolas ao mercado colombiano
Referência mundial em tecnologia para o campo, Brasil apresenta máquinas e implementos agrícolas ao mercado colombiano

Com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), nove empresas brasileiras estarão como expositoras na Agroexpo, em Bogotá; Se juntam a este grupo outras seis companhias, para participação de uma Rodada Internacional de Negócios inédita no país...

Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :