Enquanto diversos setores discutem a retomada da economia e as formas de voltarem a prosperar em seus negócios, é importante avaliar alguns pontos que nos trouxeram até a era acelerada da transformação digital.
Neste sentido, consigo relembrar uma experiência que tive há poucos dias antes de a pandemia avançar fortemente pelo Brasil. Quando ainda podíamos frequentar lugares aglomerados, lembro-me de ter palestrado sobre o tema "O Profissional Ágil" a profissionais de marketing e vendas em uma conferência organizada por uma multinacional. Na ocasião, também me recordo de ter levado alguns questionamentos ao público. E se essa pandemia chegar como todos estão dizendo? Será que vocês, como profissionais, terão a agilidade necessária para ajudar sua empresa a enfrentar esse desafio?
Naquela época, apontei então o que considero serem as seis atitudes essenciais para os profissionais ágeis, listadas abaixo.
Sabe a palestra que comentei no início? Então, recentemente, recebi contato de um dos participantes, que me contou um pouco sobre o quão a pandemia havia causado mudanças significativas no trabalho. Além disso, também foi comentado o quanto os aprendizados daquela sessão foram importantes para a estratégia que eles, coletivamente, tomaram para enfrentar a situação. Na visão dele, é evidente que não adiantaria cobrar da empresa por iniciativas de agilidade se os vendedores não se sentiam confortáveis para mudar e agir de forma verdadeiramente ágil.
Deste modo, vejo que boa parte das iniciativas de transformação ágil - e mesmo digital - acabam por focar demasiadamente na estratégia "do centro para as pontas", ou seja, criam estruturas centrais para propor estruturas de trabalho ágeis, que - ironicamente - são descentralizadas. Essa incoerência muitas vezes coloca em xeque a credibilidade da transformação, afinal, precisamos praticar o que dizemos.
Por outro lado, percebo que ao desenvolver nas pessoas as atitudes mencionadas anteriormente, envolvendo-os diretamente na transformação, podemos esperar que boa parte do que precisamos para ter mais agilidade emergirá organicamente.
Embora o desejo geral seja de que a pandemia vá logo embora, sem que uma nova venha tão cedo, não podemos nos iludir. O fim da pandemia não diminuirá a crescente complexidade do mercado, e somente os profissionais espalhados pelos cantos da sua organização serão capazes de movê-la para a próxima grande transformação que se fizer necessário.
Alexandre Magno é CEO da Emergee e foi o primeiro Certified Scrum Trainer da América Latina (2008), além de ter liderado as primeiras iniciativas com Agile no Brasil.
Autor: Alexandre Magno, CEO da Emergee
A comunicação corporativa é essencial para o mercado.
Bruno Alvarez desbanca mais de 3 mil artistas inscritos e leva prêmio de R$10 mil
Com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), nove empresas brasileiras estarão como expositoras na Agroexpo, em Bogotá; Se juntam a este grupo outras seis companhias, para participação de uma Rodada Internacional de Negócios inédita no país...