A construção civil é uma das poucas indústrias que mantiveram relativa estabilidade durante a crise pandêmica e o setor que mais gerou emprego em 2020. Este ano, o crescimento do PIB da área no primeiro trimestre (2,1%) superou o do PIB do Brasil (1,2%). Nesse sentido, o cenário positivo deve trazer mais competitividade, principalmente pelo “boom” da transformação digital.
Diferente de setores como o varejo, existem muitos estágios e gastos associados a diversos prestadores de serviço. Assim, para ter destaque no mercado, muitos players do setor já começam a olhar para soluções tecnológicas a fim de reforçar o monitoramento, a racionalização e cortes de custos.
Abaixo, Davi Filgueiras, Head de Transformação Digital (TD) da Guiando, lista três recursos tecnológicos que ajudam a acelerar a transformação digital de empresas do ramo de construção:
Com o sistema de Modelagem de Informação da Construção, é possível criar um ou mais modelos virtuais com todas as informações técnicas de uma edificação. "Ele permite a colaboração em todos os estágios de desenvolvimento de um empreendimento para fazer interferências e simulações estruturais e financeiras, o que reduz o tempo gasto na execução e melhora o desempenho", pontua.
Se a gestão eficiente de faturas é um entrave para diversos setores, na construção ela merece ainda mais atenção. Isso porque há um dinamismo muito grande na entrada e saída de contas, já que a partir do momento em que um cliente final adquire um apartamento, ele passa a ser o responsável pelas despesas. "Nesse sentido, soluções de automação inteligente do Contas a Pagar, como o nexinvoice, podem ajudar no controle e visibilidade de faturas por meio da coleta, análise e pagamento de forma totalmente automática, gerando escalabilidade à construtora", observa Filgueiras.
O gerenciamento de processos no canteiro de obras é fundamental para entender todos os custos da produção e fazer o corte de gastos com acurácia. Documentos de planejamento, cronogramas, alocação de equipamentos, funcionários, entre outros, são muito dispendiosos se feitos manualmente. "Ferramentas como o Mobuss Construção compila dados em tempo real e gera planilhas, gráficos e relatórios com indicadores de desempenho, que auxiliam no maior controle e tomada de decisão mais rápida", diz.
Segundo Filgueiras, é vital que a construção civil passe a aumentar seu investimento em tecnologia. “Vemos todos os dias empresas inovadoras que surgem com a tecnologia em seu core e estão quebrando paradigmas do mercado. Por isso, para não serem engolidos por esse novo contexto, setores mais tradicionais precisam urgentemente impulsionar sua transformação digital”, finaliza.
Autor: Guiando
A comunicação corporativa é essencial para o mercado.
Bruno Alvarez desbanca mais de 3 mil artistas inscritos e leva prêmio de R$10 mil
Com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), nove empresas brasileiras estarão como expositoras na Agroexpo, em Bogotá; Se juntam a este grupo outras seis companhias, para participação de uma Rodada Internacional de Negócios inédita no país...